Desafio do Estilo de Vida - Biohacking youself!

Volto com o tema mudança. Porque ele é o cerne na minha proposta aqui. Porque vi acontecer comigo como uma mágica. E hoje vejo acontecer com pessoas que confiam em mim suas jornadas, seus desejos e suas aflições em relação a saúde e bem-estar.

Mesmo quando a mudança é para o nosso melhor, a mente tenta sabotar. Mudar gasta energia e nosso corpo não quer isso. Isso é um recurso de sobrevivência, tão necessário aos nossos ancestrais. E nossa mente é mestre em trazer formas de economizarmos essa energia: “eu já tentei de tudo”, “assim é mais fácil”, “isso não é para mim”, “dá muito trabalho”, “não tenho tempo”... Os modelos de auto sabotagens são infinitos.

E pode ser a perda da chance de melhora do bem-estar e até de curar-se de alguma condição.

Muita gente daria tudo para voltar no tempo e fazer diferente. Aproveite que você está nesse tempo e mude agora. Não deixe essa chance passar.

Tente uma – ou mais – das estratégias que cito abaixo por um tempo determinado. Sem interrupção. O tempo determinado é para você se adaptar, sentir como seu corpo reage. Você pode moldar as estratégias conforme percebe o resultado, seja qual for. Faça uma, depois adicione outra. E tente ao menos três delas ao mesmo tempo. De novo, sem interrupção. Como todo amor, responsabilidade e compromisso que você pode ter por si mesma. A soma dessas qualidades é DISCIPLINA – e então, a frase da música do Renato Russo vai fazer todo sentido para você “Disciplina é Liberdade”.

 

Estamos falando de pequenas coisas, que se somadas todas, não são mais que 90 minutos das suas 16 – 18 horas acordada. 90 minutos de autocuidado todos os dias, de tempo para construir aquela melhor versão de si. E a chance de colher frutos de uma vida mais feliz.

 

Aqui estão 10 estratégias para você escolher e começar. Tente – não desista fácil – e depois me conta!

 

A sequência não é aleatória. Coloquei na ordem do menor para o maior desafio que mulheres, na minha prática clínica, me mostraram. Para cada uma dessas atitudes já tem estudos, muitos avançados, sobre seus benefícios no longo prazo. Você praticá-los durante o tempo proposto abaixo vai mostrar para você e seu corpo que você é capaz de incorporar alguns na sua vida para sempre. Ou por um longo período. Ou, pelo menos, vai te fazer se conectar com seu corpo e sentir o poder dessa ligação corpo-mente. Vai gostar ou não, não importa. Vai se conhecer e conhecer seu corpo mais e mais. Será então uma experiência biohacking da sua vida! Volto aqui com esse tema para explicar mais. Mas a internet já está cheia deles. Olha lá!

  

1.     Acordar 30 minutos antes e fazer tudo com mais calma durante 7 dias

2.     Escrever o que vier a mente durante 5-10 minutos durante 7 dias

3.     Tomar 2,5 litros de água durante 30 dias

4.     Tomar 15 minutos de sol nas primeiras horas ao acordar durante 21 dias

5.     Meditar durante 5 minutos durante 11 dias

6.     Tomar 3 tipos de chá*  ao longo do dia durante 7 dias

7.     Treino intenso por 30 minutos durante 21 dias – se você já for condicionado. OU Caminhe rápido por 40 minutos durante 11 dias

8.     Desligar o celular 1h antes de dormir e tirá-lo do quarto durante 7 dias

9.     Sem café durante 11 dias

10.  Tomar uma ducha fria  (ou gelada, melhor ainda) pela manhã durante 11 dias. Comece com poucos segundos até chegar 30 segundos no 11º dia. Vale como segundos finais do banho morno também.

 

*escolha chás orgânicos seja os de saquinhos (importante também verificar a composição do saquinho, que seja de materiais naturais) ou as ervas com selos de qualidade ou plantadas por você em casa. Faça o uso daqueles que você já está acostumada. Se for iniciar do zero, comece por aqueles que “grávidas podem” como hortelã, erva-doce, de frutas, camomila e lavanda – esses dois últimos mais para o final do dia. (aliás, chá também vale um post, volto aqui também com esse assunto!).

Anterior
Anterior

Novo Ano: Como você vai fazer aquilo que quer tanto?

Próximo
Próximo

Mas O Que Te Nutre? Parte 2 - Movimento (continua)