Mas O Que Te Nutre? Parte 2 - Movimento (continua)

Hora de organizar seus movimentos. Seus desejos permanecerão no abstrato se você não os executar. É a hora de colocar no papel – e na sua voz – o que você realmente quer de determinada área da sua vida. Ou das áreas da sua vida. Intencionar, verbalizar, planejar, definir metas é tão ou mais importante do que realizar.

 

O que vou te propor aqui, requer sim um trabalhinho. Talvez o mais importante da sua vida. Onde o chefe é você! Essa pessoa que só quer que o resultado seja o melhor possível. A diferença é que esse chefe é muito diferente daquele estereótipo de filme americano ou algum que você tenha tido a falta de sorte de ter: ele preza completamente pela sua sensação de liberdade. Zero sobrecarga. Parar e voltar e falhar é possível e aceitável como parte do processo.

 

Vamos lá:

 

• Primeiro, encontre um lugar de amor incondicional e não julgamento. Esse lugar está dentro de você e pode levar um tempo para acessá-lo. Respeite esse tempo. Oração e meditação são os mais efetivo veículos dessa caminhada.

• O que o motivou a, hoje ou em algum momento do passado ou ainda um desejo, contatar  um profissional especializado em alguma área da saúde? Médico, nutricionista, fisioterapeuta, personal trainer, acupunturista, quiroprata, psicólogo, coach...

• Em quais áreas da sua vida você mais gostaria de melhorar?

• Qual é a sua definição de verdadeira saúde e bem-estar? Estabeleça uma intenção relacionada à saúde - como você deseja se sentir?

• Você está satisfeito com seus relacionamentos atuais? Como se sentiria se as coisas fossem diferentes? Anote o componente mais importante do seu relacionamento ideal.

• Você tem uma prática espiritual que nutre? Como sua vida poderia mudar se você tivesse uma? Anote uma maneira pela qual a espiritualidade poderia ajudá-lo.

• Avalie sua carreira. Você está apenas seguindo a rotina? Está usando suas habilidades inatas e adquirindo novas? Você fica animado para sair da cama todos os dias? Anote uma maneira pela qual você poderia começar a criar a situação de trabalho ideal ou aprender a amar a que já tem.

 

Estabeleça metas para concretizar as intenções que você delineou.

Faça verdadeiramente. Isso requer presença. Que já falei aqui antes também – leia AQUI

 

Faça algumas respirações profundas e, em seguida, realize os seguintes exercícios:

 

• Primeiramente, traga consciência para o seu corpo e aceite como você se sente, a sua aparência, os seus relacionamentos, a espiritualidade e a sua carreira. Aceite tudo isso e esteja presente consigo nesse agora.

 

• Anote um pequeno passo de ação para trabalhar em direção às suas metas de saúde - isso pode envolver comer mais vegetais verdes, aumentar a ingestão de proteína, reduzir o consumo de açúcar e alimentos processados ou liberar a ansiedade relacionada à alimentação.

 

• Seja honesto sobre os seus relacionamentos. Escreva um parágrafo descrevendo o seu parceiro ideal. O que ele ou ela diria e faria? Como você se sentiria quando estivesse com ele ou ela?

 

• Sintonize-se com a sua espiritualidade. Experimente algo novo nesta semana. Talvez você participe de uma aula de yoga pela primeira vez ou medite por 10 minutos todas as manhãs para ajudá-lo a se centrar antes de iniciar o seu dia.

 

• Tome medidas todos os dias que o aproximem dos seus objetivos - seja criando um cronograma de exercícios e seguindo-o, comprometendo-se a sair pelo menos uma vez por semana com o seu parceiro, meditando diariamente ou reorganizando o seu espaço de trabalho para atender às suas necessidades.

 

DECLARE SUAS INTENÇÕES EM VOZ ALTA!

• Seja ao dizer a elas a um amigo, ente querido ou a si mesmo no espelho, expressar suas intenções de forma clara e alta ajudará você a concretizá-las.

• Reconheça quaisquer intenções conflitantes e decida quais delas trarão maior realização para você. Estique um pouco sua imaginação, reconhecendo que a satisfação total é alcançável.

• Esteja ciente de que suas intenções podem e vão mudar, mas se você tiver um ponto de partida e um mapa do caminho de como deseja que sua vida seja, poderá fazer correções de curso facilmente.

• Esboce o seu dia perfeito se todos esses componentes estivessem alinhados. O que você faria, como se sentiria e como se pareceria? Como mudariam as suas ações e interações?

• Diga suas intenções em voz alta para si mesmo ou alguém próximo a você. Saboreie sua energia preciosa e busque apenas objetivos que o façam sentir-se completamente vivo e nutrido.

 

ESTABELEÇA METAS S.M.A.R.T.

S.M.A.R.T. (traduzindo: “esperto”) é um acrônimo de: Specific, Measurable, Assignable, Realistic, Time-related (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais)  criado pelo consultor americano George Doran em um artigo chamado “There’s a SMART way to write managements’s goals and objectives” ou Há uma maneira ‘esperta’ de escrever metas e objetivos de gerenciamento – afirmação mais voltada ao mundo corporativo.

Mas virou um método de gerenciamento para todo e qualquer objetivo e meta que se tenha. Inclusive os da vida.

 

Quando você define metas eficazes, alcança mais resultados. As metas fornecem foco, aumentam a produtividade, elevam a autoestima e aumentam o comprometimento. Ao estabelecer uma meta, descreva claramente as etapas necessárias para alcançá-la, minimizando a sensação de sobrecarga. Faça com que suas metas sejam S.M.A.R.T. – Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais. Com a prática, você descobrirá que é capaz de alcançar mais do que imaginava.

 

CONSIDERE O SEGUINTE AO DEFINIR SUAS METAS:

ESSA META É ESPECÍFICA?

Seja o mais detalhado possível. Quanto mais específica for a sua descrição, maior será a probabilidade de alcançar a meta. Inclua as seguintes informações:

 

Quem está envolvido, se houver alguém?

O que você deseja realizar?

Quando?

Onde?

Por quê?

Quais são os requisitos e limitações, se houver algum?

Por exemplo, "Quero fazer mais exercícios" não é específico o suficiente e pode parecer difícil de gerenciar. No entanto, "Quero ir à academia pelo menos três vezes por semana a partir de 1º de dezembro" é mais específico e bem definido, o que permitirá que você tome medidas concretas para alcançar a meta.

 

ESSA META É MENSURÁVEL?

Estabeleça critérios para medir o progresso. Como você saberá quando a meta for alcançada? Crie uma lista de etapas e marque cada item à medida que for concluído.

 

ESSA META É ALCANÇÁVEL?

Quando você identifica claramente sua meta, pode adotar as atitudes, habilidades e competências necessárias para alcançá-la com sucesso. Muitas vezes, nos perdemos em relação ao que pensamos que deveríamos estar fazendo, em vez de buscar nossos desejos essenciais. Certifique-se de que suas metas estejam alinhadas com sua visão futura e seu eu autêntico.

 

ESSA META É REALISTA?

Você deve estar disposto e capacitado a trabalhar em direção à sua meta. Quão comprometido você está? Já fez algo semelhante no passado? O que você precisa fazer para alcançar a meta? Seja honesto consigo mesmo sobre o tempo e a energia disponíveis e planeje adequadamente. Certifique-se de que sua meta seja desafiadora o suficiente para inspirar e motivar você.

 

ESSA META TEM UM PRAZO?

Estabeleça um prazo para a sua meta e crie um calendário que conduza até ela, incluindo todas as etapas que você precisa seguir para alcançá-la.

Anterior
Anterior

Desafio do Estilo de Vida - Biohacking youself!

Próximo
Próximo

Mas O Que Te Nutre? Parte 2 - Movimento