Tome as rédeas da sua saúde
Este post, em determinado momento pode soar como venda. Mas não é. São duas intenções: trazer à sua consciência o poder e a capacidade que você tem da transformação de si e explicar um pouco mais o que faz um mentor de saúde. Que não precisa ter este ofício especificamente, que é o meu. Mas pode ser o teu próprio médico, teu personal trainer, tua nutricionista, teu fisioterapeuta, tua psicóloga. Desde que este profissional tenha como princípio o olhar para ‘o todo’ do ser humano não somente para a sua área afim.
Então vamos lá: por que você precisa tomar as rédeas da sua saúde? Porque nenhuma pessoa, por mais capacitada na área da saúde que ela seja, consegue fazer as coisas por você. Porque para atuar nas mudanças de estado - sintomas, condições, desconfortos, situações insustentáveis - transposto uma fase aguda onde a medicação é muita bem-vinda, é necessário uma transformação. Ela começa internamente.
E por que transformação? Porque sua condição hoje é resultado de uma série de escolhas anteriores que hoje são automáticas e muito desafiadoras de mudar. Elas estão sistematizadas. E essa é uma causa (UMA causa porque pode existir um estágio ainda mais anterior e profundo: infância, ancestralidade…).
O seu estado é consequência. E se causa desconforto, dores, sofrimento, é seu corpo dando sinais de que precisa de mudança. E a forma de resolver esta situação, de mudar de um patamar para o outro é atuar na causa e não na consequência. Atuar na consequência é remediar. Vira paliativo, temporário ou é um ciclo que nunca termina.
E por que não somente mudar? Por que transformar? Porque a causa é algo interno, já escrevi no outro parágrafo e vou ser repetitiva aqui. E a resposta e cura só é acessado por você. Ela vem à tona, se você quiser. Um médico, um nutricionista, um treinador, um terapeuta são capazes de acessar se você permitir mas jamais serão capazes de transformar ou mesmo mudar, para você.
E o que você pode fazer por si mesmo para começar essa transformação? Primeiro passo é o autoconhecimento. O ponto de partida é a confiança, o acreditar e seguir o que diz este profissional que está te orientando. E eles devem ser capazes de olhar você de forma integral e individual. Vão te fazer experienciar situações e te propor a se observar. Quando você aceita isso, começa a jornada de autoconhecimento. Por isso não é somente aplicar protocolo que te leva à mudança. Por isso, não é uma única área ou disciplina e sim o olhar integral. Pois uma coisa pode ter início em outra que não tem relação direta. Por exemplo: dores que são somatizações de estados emocionais. Ou processos de glicação (açucarar mesmo) dentro da bioquímica que tem impactos em saúde metabólica, gastro-intestinal e neurológica. Ao-mesmo-tempo. Elas podem se manifestam em momentos diversos. Mas o estrago já está sendo feito. Por isso, um médico que olha o todo, tem a chance de matar vários coelhos com uma cajadada.
Sim, é muito desafiador sair de uma consulta, começar a seguir e manter aquela receita, plano ou programa. Mais difícil ainda é manter este plano no longo prazo. Aumentam as chances desse plano ser seguido se ele não for só um plano. Aumentam as chances se a maioria das coisas que você precisa implementar para ter mais saúde física, mental e emocional forem automáticas, fazerem parte da sua vida. Aí a chance de você furar, é zero. Porque passam a fazer parte da sua vida. Como a história do escovar os dentes. Lembra que alguém mais sábio que você te obrigava a escovar os dentes todos os dias? E no que se transformou? EM UM HÁBITO!
Agora chegamos no ponto da TRANSFORMAÇÃO.
Mas só incluir hábitos é transformação? Não. Só incluir alguns hábitos não é transformação. Transformação é mudar (incluir/excluir) vários hábitos que somados te levarão ao ponto que quer chegar.
Sair de um conjunto de hábitos no seu dia-a-dia para outro conjunto de hábitos é preciso método, cuidado, olhar para a individualidade, entender os gargalos e gatilhos. E aí não é "só" auto conhecimento mas também auto responsabilidade, auto estima e auto compaixão. É preciso MOTIVAÇÃO = um motivo para a ação. Em um processo que não é linear. Entender que as baixas fazem parte e, não desistir. Entender o conceito de regra e exceção. Entender que seu corpo e mente sempre farão esforço para se manter no estado em que está. Este foi um dos recursos de sobrevivência (não alterar o estado atual) que fez com que a humanidade chegasse até aqui.
Dentre tantas áreas da vida a serem exploradas e desvendadas, é uma disciplina que exige alguém especialista de si mesmo. E essa pessoa é você. Você que vai saber onde o calo aperta. Onde é mais confortável. Onde tem mais resistência. Onde não dá conta.
Por isso, a transformação.
A Mentoria de Saúde, dá essa mão para uma jornada que você quem conduz. Te entrega ferramentas para cada passo, no seu ritmo, sem perder de vista a estrutura racional de uma mudança que é expressa por metas e objetivos. A linha do tempo também é considerada, já que nossa mente pode nos tornar 'não fazedores.
Só você pode trazer para a seu corpo e a sua mente as coisas que deseja. Mais ninguém.
Qualquer mudança exige autoconhecimento. E esse encontro conosco mesmo só acontece quando nos aproximamos da nossa natureza.
Qualquer processo de transformação deve necessariamente passar pela conscientização, motivação, disciplina e consistência, nesta ordem. Senão não perdura.