E quando você diz SIM e a vida diz É COMPLICADO?
Você se sente meio-que pronta e vai lá começar sua jornada saudável. Compra listada para cozinhar, rotina de exercício, controlar a raiva e irritação, deixar a casa mais organizada, o trabalho mais planejado, dormir e acordar mais cedo, tomar o shot, o suplemento, diminuir o álcool e o snack, pensar no anticoncepcional, no plástico da garrafinha, no parabeno do protetor, desenvolver uma nova habilidade, limpar as gavetas, ter mais presença com filho, marido, mãe, pai, marcar com amigas - só mulheres, marcar com a galera….
Não-tem-fim. Parece que você vai ficar tonta né? De tanta coisa que gravita ao seu redor. Vou parar com a lista aqui porque vai dar o siricutico da ansiedade nada plena. Para isso não acontecer teria de ter dispensado o cafezinho da manhã, acordado antes de todo mundo da casa para a sua prática (cof cof) diária de meditação, aterramento (seja lá o que seja isso) e saudações ao Sol, Lua, Saturno, Netuno (e Plutão não porque meu filho me contou que não existe mais esse aí). E a lista só cresce.
Uma parte você já gerencia até onde sabe que vai dar conta mas tem hora que tudo foge às mãos. E se alguém te propuser a ensinar como gerenciar esses pratinhos, foge que é cilada. Não. Não existe. Tudo isso aí que você está vivendo é estar vivo. Respira.
Ao invés de olhar para a lista feita e não feita, olha para você. Onde tem desordem, tem vida. A gente arruma mas tem que sobrar tempo para curtir o arrumadinho.
Quero falar então de como deixar o pratinho cair. Com elegância e o carinho que os pratinhos merecem. A gentileza do "não, obrigada", o carinho do "filho, outro dia mamãe faz", a elegância do “adoraria mas vou deixar para a próxima”… Vamos minimalizar esse bololô! Essa lista toda cabe dividida em 4 pilares. E basta você priorizar cada pilar de uma vez. Cada dia, cada semana, cada ano, cada hora, você vai olhar para um. E, mulher, não dá mais que isso. Nem tenta. Se sobrar energia, tempo, disposição, pique, vai praticar o nada. Sentar na rede, na cadeira, no sofá. No máximo um esforço até a sauna mais próxima. Ou a piscina. Ou a ducha. Mas guarda essa sua disponibilidade só pra você!
Tá, vou te falar aqui quais são esses pilares, você tenta encaixar a sua lista gigantesca em cada um deles, da forma que fizer mais sentido para você. A coerência é você que dá. Vamos lá:
1. Ritualizar
2. Movimentar
3. Cultivar
4. Colher
E a seguir cenas dos próximos capítulos. Vou falar por aqui de cada um deles!